Conheça o método de Ensino

Veja alguns dos destaques de nosso sistema de ensino.


Professor Virtual

Atualmente é o único Sistema Interativo de Ensino para cursos profissionalizantes e de informática, que possui um professor virtual em todos os cursos interativos disponíveis, permitindo assim, que o aluno não fique dependendo ou sentindo a falta do auxilio do professor ou monitor para o aprendizado.

Os softwares interativos apresentados no mercado foram desenvolvidos pensando em atuar com escolas de informática, as quais contam com o auxilio de um professor para sanar dúvidas quanto às questões apresentadas. Já o nosso sistema não necessita deste professor, tendo em vista que foi pensado inteiramente para permitir que o aluno aprenda realmente sozinho.

Além disso, podemos destacar que todo o conteúdo apresentado pelo professor virtual é narrado, o quê também não deixa de ser um diferencial frente aos outros métodos de ensino interativos do mercado. Desta forma os alunos não sentem monotonia no aprendizado e ainda permite que o projeto seja implantado em locais onde não existam professores específicos para as áreas dos cursos ofertados por este projeto.


Simulador real do software

A maioria dos sistemas interativos de ensino nas áreas de informática foram desenvolvidos utilizando a tecnologia de vídeo aula, que se difere e muito do nosso Sistema de Ensino. Exemplificando, podemos pensar na seguinte questão: “Se o aluno assiste a vídeo aula, como ele pode reproduzir o ensinamento adquirido no software real?”

Desta forma a única maneira seria adquirir um software para cada curso e para cada um dos computadores na qual o sistema seria aplicado, que por muitas vezes poderia inviabilizar o investimento na capacitação dos alunos.

O Sistema Interativo permite que o aluno utilize o software de informática a ser estudado, sem que o mesmo seja instalado no computador. Esta tecnologia é um dos principais diferenciais do sistema.


Desenvolvido para Iniciantes

O curso de Mouse e Teclado foi desenvolvido especialmente para aquelas pessoas que nunca tiveram contato com o computador, pois como é possível ensinar informática sem o auxílio do professor para alunos que não conseguem ao menos ter o domínio sobre o mouse?

Ao contrário de todos os outros métodos interativos de ensino que foram desenvolvidos para as escolas de informática, que por muitas vezes, tem a figura do professor que auxilia o aluno nos primeiros passos rumo ao mundo da informática e ao uso do mouse, elaboramos um sistema que detalha o uso do mouse e do teclado através de slides que são controlados pelo próprio aluno, possibilitando que ele veja o conteúdo do curso quantas vezes forem necessárias, para o pleno aprendizado.

O teclado será utilizado pelo aluno até que ele possua habilidades suficientes na utilização do mouse necessário para o aluno avançar e voltar no conteúdo, além de aplicar comandos.

Agora como isto seria possível para alguém que nunca utilizou este equipamento e ainda sem um professor?

Certamente o aprendizado seria prejudicado, porque a dificuldade no domínio impediria a completa concentração naquilo que está sendo estudado. Por isso, o teclado é a maneira mais prática de iniciar os estudos, pois apenas pressionando duas teclas que são claramente mostradas na introdução, o aluno conseguirá visualizar todo o conteúdo do curso de mouse sem dificuldade alguma. Este diferencial foi desenvolvido especificamente para os órgãos públicos, sindicatos e empresas que por muitas vezes não dispõe de profissionais com conhecimentos pedagógicos para ministrar os primeiros passos ao aluno. Este mesmo pensamento pode ser aplicado para os monitores que estão privados de liberdade e que talvez não possuam o conhecimento educacional necessário para ministrar estes primeiros passos.


Conteúdo que supera desafios

O primeiro curso a ser ministrado ao aluno possui conteúdos voltados para incentivá-lo, fazendo com que ele não desista de tentar aprender.

Como por exemplo, podemos citar uma parte da história do curso de mouse e teclado, que relata um acontecimento de um aluno que quando criança pensava em ser piloto de avião. Quando cresceu se deparou pela primeira vez com a cabine do avião e, logo pensou em desistir.

A história mostra claramente aos alunos, a importância em não desistir e superar desafios, pois as pessoas que vencem na vida, são aquelas que conseguem superar os desafios e obstáculos apresentados por ela. No final da história, o aluno observa que o menino quando cresceu, conseguiu se tornar um excelente piloto de avião.

A ideia foi apresentar ao aluno a cabine de avião contendo centenas de botões, mostrando a ele o grau de dificuldade que o piloto teve de superar para o aprendizado. Mostramos ao aluno que ao contrário do piloto ele aprenderá informática utilizando inicialmente apenas dois botões, tudo em um passo a passo, no ritmo de aprendizado do próprio aluno.

Ainda para garantir a evolução do aluno no uso do mouse, são apresentados e aplicados inúmeros jogos e exercícios que possuem graus de dificuldades com diferentes níveis, dispostos ao longo do curso.

Nenhum outro método de ensino de informática possui estes diferenciais!

Veja na figura abaixo um exemplo de exercício aplicado ao aluno no curso de mouse e teclado. Nesse exercício o aluno terá que movimentar todas as figuras montando um álbum de fotos totalmente interativo.

Ao longo do curso são abordados conteúdos inteiramente relacionados com o domínio do mouse e sua prática, tais como: Clique, duplo clique, movimentação do mouse, coordenação motora, arraste, dentre outros.

Com todas estas características exclusivas, o aluno pode aprender a utilizar o mouse totalmente sozinho, sem a figura de um professor.


Navegador Inteligente

Um dos diferenciais presentes em nossos cursos, é o modo em que eles são estruturados, ou seja, são divididos em capítulos e subdivididos em tópicos.

Este diferencial evita que o aluno avance no curso sem o domínio total do assunto estudado, pois é necessário que ele conclua etapa por etapa, por meio de um navegador inteligente que exige por parte do aluno, a conclusão dos comandos e ações durante as aulas no sistema interativo.

No final de cada capítulo o sistema aplica testes de conhecimentos que determinam se o aluno está ou não apto a ingressar em um novo capítulo.

Desta forma o ensino ao aluno é garantido.

A maioria dos softwares interativos do mercado, não possui este diferencial, fazendo com que o aluno possa avançar no curso sem ao menos ter concluído as etapas necessárias para o pleno aprendizado.

Isso demonstra, claramente, que pensamos em utilizar os cursos interativos em locais onde não seria possível ter a figura do professor, o qual poderia visualizar e controlar esta questão.


Ficha Pedagógica

Ao concluir cada teste, uma ficha pedagógica é apresentada, e poderá ser utilizada para o aluno se auto avaliar, pois ela demonstra desde o tempo gasto com a atividade, até o número de acertos e erros cometidos.

Este recurso também é exclusivo do Sistema de Ensino, e permite ao aluno visualizar o desempenho no sistema de autoaprendizagem. Além disso, todos os dados são enviados para o servidor local e, posteriormente, para o servidor Web que consolidará as informações para a fiscalização e visualização do andamento do projeto.


Sistema individualizado

Nos cursos o aluno terá total privacidade sobre seu desempenho, pois o acesso será liberado mediante digitação de login e senha exclusivos. Quando o aluno informa ao sistema seu login de usuário e sua senha, o software verifica se o estudante está realmente matriculado no curso em questão. Sendo assim, existe segurança no processo de identificação e de aprendizagem, com controle de acesso e atualização de sistema.


Certificados

A satisfação em aprender e evoluir os conhecimentos virá simbolicamente por meio de um certificado de conclusão do curso, expedido especialmente para os alunos que finalizarem seus estudos.

Quando o aluno passa por todos os capítulos e tópicos do curso, o sistema entende de forma automática, que ele concluiu com eficácia o curso, pois o Sistema de Ensino permitirá que o aluno avance para as etapas seguintes somente se os testes aplicados nos finais de capítulos tiverem suas notas médias alcançadas ou superadas.